Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A minha vida dava uma série...

(qualquer semelhança com outras realidades, é pura coincidência!)



Sábado, 27.10.12

Feng Shui

Há dias em que só me apetece fazer limpezas e arrumações, livrar-me de comida, objectos, bujigangas e roupas que nunca mais vão ser usadas e que só servem para ocupar espaço e acumular pó. Dá-me uma sensação tão boa quando encho sacos de lixo com toda a tralha inútil que encontro em casa, parece que toda a minha energia se renova, e o ambiente familiar fica purificado.

Já a minha mãe fazia isso, ocasionalmente lembrava-se da "limpeza geral" à casa e deitava coisas velhas para o lixo, eu e o meu pai não achavamos muita piada, encontravamos dentro dos sacos coisas nossas, que nem nos lembravamos que existiam já, mas que para nós tinham valor sentimental. E depois era uma briga deixar a minha mãe levar os sacos para o lixo.

A certa altura deixamos de ver os ditos sacos cheios com as nossas tralhas, mas de vez enquando davamos por falta de qualquer coisa, e a minha mãe fingia não saber de nada...já fazia a limpeza às escondidas...

Ela empolgava-se, e lá ía tudo fora. Ela tirava um prazer enorme nisso, e agora eu percebo, também faço o mesmo e sinto-me feliz, até parece que fico mais leve.

De facto existe uma filosofia chinesa que segue este raciocinio, entre outras coisas mais profundas, no geral diz que devemos "arrumar e limpar" o espaço onde vivemos para nos sentirmos bem. 

Feng Shui é "uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes que pode trazer paz, alegria e prosperidade ao seu lar e ambiente de trabalho" (tirado da net). 

A primeira vez que ouvi falar sobre o assunto foi na TV, e pareceu-me bem, tanto que fui logo fazer uma limpeza geral à casa. Até hoje não me saiu da cabeça a frase "Não acumule mais do que aquilo que precisa", e sempre que me sinto esquisita ou desanimada, lá vou eu buscar os sacos do lixo e faço a ronda à casa a ver o que posso deitar fora. 

"A técnica também nos ajuda a saber aquilo que devemos evitar, e dá-nos dicas úteis para resolver problemas e melhorar o ambiente que nos rodeia. A energia de uma casa afecta o estado de espírito dos seus moradores; por exemplo, há pessoas que se sentem desmotivadas, sem objectivos, e não compreendem porquê. 

Isto pode acontecer porque alguma coisa está a impedir a energia de circular em casa, o que provoca bloqueios energéticos. O simples gesto de utilizar aquele armário que mantemos fechado há algum tempo ajuda a energia a circular, e faz com que as pessoas se sintam muito melhor. 

No Feng Shui existem 2 tipos de energia: o Chi é a energia positiva e o Shar é a energia negativa. Para que os ambientes sejam saudáveis, é necessário que haja equilíbrio, que o Chi circule livremente."

 

Algumas dicas para ter bom Feng Shui em sua casa: (há mais na net)
- Faça com que as portas abram livremente, não deixe objectos a impedir a passagem. 
- Limpe os cantos e deite fora o que estiver partido em sua casa. 
- Não acumule mais do que aquilo que precisa. 
- Utilize um candeeiro para iluminar um canto escuro da sua casa, e dessa forma a energia positiva aumentará.
- A televisão no quarto não traz bom Feng Shui, mas se lhe colocar um pano em cima antes de ir dormir, não terá efeitos tão negativos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Patrícia Madeira às 14:53




Acerca de mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Visitas

HTML Hit Counters
Web Counter



Blogues e páginas que sigo

TRALHAS E PASSATEMPOS

CULINÁRIA

DIVERSOS E FAVORITOS

LEITURA

MODA E BELEZA